ABC

O ABC FC DEVERIA SER CONSIDERADO HENDECAMPEÃO

SEGUIDORES DO LINK CAMPEONATO ESTADUAL POTIGUAR 1942

domingo, 25 de fevereiro de 2018

ABC DEVERIA SER HENDECAMPEÃO



PESQUISADOR DEFENDE QUE TÍTULO DO POTIGUAR DE 1942, SUSPENSO PELA 2ª GUERRA, DEVERIA SER DADO AO ABC, O QUE MARCARIA A ÚNICA SEQUÊNCIA DE 11 TAÇAS ESTADUAIS

A 2ª Guerra Mundial passou longe da América do Sul. Uma cidade brasileira, porém, viveu o conflito na calçada. Natal, base da Força Aérea dos Estados Unidos, alterou sua rotina no período. Até o futebol, já uma paixão nacional, ficou de lado. O Campeonato Potiguar de 1942 não acabou, sendo o único do país interrompido pelas armas. Sete décadas depois, um pesquisador defende que o título deveria ser dado a um dos clubes, o que alteraria um marco do futebol brasileiro.
A guerra à distância não mudou tanto a vida dos brasileiros, apesar da tensão do noticiário e do aumento de preço de produtos estrangeiros. Em Natal foi bem diferente. Com o apoio do país a coalizão formada por Estados Unidos, Reino Unido e União Soviética, a capital potiguar recebeu duas bases americanas, a 18 km da sede, no então distrito de Parnamirim, hoje município.
Oficialmente, foi a guerra o motivo da suspensão do campeonato daquele ano. Nas pesquisas de Marcos, radialista e autor do Blog do Trindade, foram encontradas outras alegações. Como a destituição do presidente da federação estadual, Gentil Ferreira de Souza, decidida pela Confederação Nacional de Desportos (CBD), e o desejo de preservação do gramado do Juvenal Lamartine, pequeno estádio ainda hoje existente, que receberia jogo pelo brasileiro de seleções.
Até aquele momento, três times estavam empatados com 4 pontos: ABC (com saldo de 14 gols), Alecrim (3) e Santa Cruz (1). Gentil chegou a ser reconduzido ao cargo, mas não conseguiu concluir o torneio, nem anunciou um campeão. Por ironia, diversas outras edições do Potiguar tiveram um vencedor mesmo sem o campeonato ter sido finalizado
Em 1928 e 1929, o ABC sagrou-se campeão tendo ocorrido apenas o 1º turno. Em 1949, o mesmo aconteceu com o América. Em 1936, o absurdo: o torneio acabou com somente três partidas. Duas delas vencidas pelo ABC, declarado campeão. “A edição de 1936 é muito menos aceitável que a situação de 1942, que deveria ter um campeão apontado”, defende Marcos, nascido em Mossoró e torcedor do Baraúnas.
Se o título fosse assegurado ao ABC sete décadas depois, isso alteraria uma estatística histórica do futebol brasileiro. O time foi decacampeão de 1932 a 1941, igualando marca do América-MG alcançada em 1925. Com mais uma taça, garantiria um recorde nacional. “Atesto o ABC campeão de 1942, e estou tornando isso público pela primeira vez”, anuncia o pesquisador. Motivo de sobra para muita polêmica no Clássico Rei.
FONTE - MARCOS TRINDADE E INTERNET

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
ESTE É O LXIX BLOG DO STPM JOTA MARIA, POLICIAL MILITAR DA RESERVA REMUNERADA DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - MOSSORÓ-RN

CAMPEONATO POTIGUAR